A Pista de Arrancada, localizada em Itú SP, foi um projeto desenvolvido em 2008 para a JZ Engenharia, através de uma iniciativa privada. A JZ é especialista na administração e execução de obras no esporte automobilístico.
Prova de arrancada é um tipo de competição esportiva, uma forma de corrida praticada por veículos automotores na qual automóveis ou motocicletas, originais ou especialmente preparados completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo, partindo da imobilidade.
É um tipo de competição muito popular nos EUA, onde é conhecido como Drag Racing e é regulamentada por organizações como a NHRA e IHRA.
A distância a percorrer mais comum é de um quarto de milha (402,5 metros ou 1319 pés) embora possa também ser praticada no Brasil em trajetos de outras dimensões, como um oitavo 8 de milha, entre 201 e 301 metros e praticado ilegalmente em vias urbanas como um tipo de racha.
Um fator extremamente importante para o sucesso deste tipo de provas é a segurança. Arrancada, em dia de chuva, nem que seja pouca chuva, já é motivo para o cancelamento da prova, pois os carros que participam desta modalidade dependem basicamente de tração para se manterem na pista e a chuva reduz a aderência.
Em uma prova deste gênero vale o conhecimento técnico do preparador, um bom ajuste do carro, a coragem do piloto e as vezes uma grande resistência física. Os campeonatos acontecem regionalmente com a supervisão das federações de cada estado e com participação em de público e pilotos. A participação nestas provas é bem abrangente e de fácil acesso, já que os regulamentos dispõem de categorias que vão desde as originais até as mais avançadas para protótipos de alta performance.

Macrolocalização da Pista de Arrancada. Localizada ao lado do Kartódromo de Itú e Fábrica da Schincariol.

Masterplan da Pista de arrancada

Back to Top