A partir de 2004, atuando como arquiteto, Frederico Marques teve a oportunidade de desenvolver alguns conceitos de projeto com a equipe de engenharia do Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, adquirindo a experiência neste setor.
Entre estes projetos, nós temos a Arquibancada do Setor B, do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Construída sobre a antiga arquibancada do setor B, entre julho de 2011 e março 2012, com aproximadamente de 3.150m², com capacidade para 1634 lugares e área vip com capacidade para 600 pessoas. A arquibancada está localizada em frente ao grid de largada e podium do autódromo, um local privilegiado.
A arquibancada foi executada em pré-moldado, onde estão distribuídos os 1634 lugares para o público. Nos fundos, aproveitando o vazio sob a estrutura, foram projetadas as áreas de serviço e apoio ao salão de eventos.
O salão de eventos, com estrutura metálica suspensa sobre o público da arquibancada, estendendo com uma laje em steel-frame de 980m² em direção a pista, com um balanço de 6,50m, possui caixilhos inclinados com tratamento acústico, aumentando o ângulo de visão voltado para o grid de largada e podium. A forma da estrutura metálica, é livre de interferências estruturais, favorecendo a visão panorâmica do público para a pista.
No térreo são distribuídos os acessos – escadas de segurança executadas em estrutura metálica, prevendo ainda um elevador para portadores de necessidades especiais com acesso ao nível da arquibancada.
A estrutura metálica com diagonais e leves inclinações do caixilhos, proporcionam o dinamismo da forma, a cobertura suspensa com tesouras invertidas se destaca na arquitetura, diminuindo a temperatura interna dos ambientes do salão de eventos, criando um novo espaço público, o mirante, com visão total voltado para a pista.
O acesso ao salão de eventos, é através de três elevadores, sendo o elevador central destinado aos serviços, ligando as áreas de apoio inferiores, ao salão.
Nas extremidades duas salas vips com terraços foram projetadas.
O projeto da arquibancada valoriza a relação direta entre o público e as provas de automobilismo, aumentando a emoção do espectador com visão panorâmica total do autódromo em frente ao grid de largada.